sábado, 17 de setembro de 2011

Você tem medo da Polícia?

Inúmeros casos de envolvimento de policiais em crimes absolutamente banais, como no caso do menino Juan e até os que atentam contra o próprio Estado, como o homicídio da Juíza Patrícia Acioli, tem sido noticiados.


O esquema de corrupção dos membros da UPP do Fallet trouxe à tona o que ocorre sem dúvida em muitas outras localidades que é o pagamento do chamado "arrego", para que os policiais façam vista grossa para que o tráfico continue ocorrendo livremente.

Não me sensibilizei com a fala do comandante da corporação ao tratar do assunto em coletiva, prometendo punição exemplar e convenhamos, o famoso "blá, blá, blá"... pois anos atrás, como no caso da morte daquele membro do AfroReggae em que os policiais omitiram socorro e ainda furtaram tênis do músico, foi dito a mesma coisa e atualmente esses "agentes da segurança pública" ainda encontram-se na PM, após receber punição que a meu ver foi simbólica.

A verdade é que parece rara a atuação isenta sem envolvimento de policial, seja com milícias, conivência com o tráfico de drogas ou em sua atuação junto à população, nas extorsão à motoristas em blitz de "caixinha de natal".


Particularmente quando estou próximo a um policial, não me sinto seguro, não é preconceito, de forma alguma, tem sido sobretudo um instinto de sobrevivência.

E você?

Nenhum comentário:

Postar um comentário